Concílio Vaticano II. 50 Anos Depois

2ª Edição: Início a 20 de outubro de 2017

Consultar Regulamento

Horário: Online
Conteúdos acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Duração do programa: outubro 2017 a julho 2018

Program Description

O Concílio Ecuménico Vaticano II (1962-1965) pode, sem dúvida, contar-se como um dos grandes acontecimentos da história da Igreja.

Nele encontramos um dos mais belos testemunhos daquilo que a Igreja é chamada a ser e a fazer, procurando concretizar um permanente exercício de reflexão e conversão ao Evangelho, de modo a poder exercer, com fidelidade, a missão que constitui a sua mais profunda razão de ser e que, a Constituição Pastoral Gaudium et Spes formulou, logo no seu n.º 1, numa das mais precisas maneiras:

“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração. Porque a sua comunidade é formada por homens, que, reunidos em Cristo, são guiados pelo Espírito Santo na sua peregrinação em demanda do reino do Pai, e receberam a mensagem da salvação para a comunicar a todos. Por este motivo, a Igreja sente-se real e intimamente ligada ao género humano e à sua história.”

Um acontecimento desta envergadura não pode ser reduzido às sessões plenárias que tiveram lugar de 1962 a 1965. A sua preparação e convocação, bem como toda dinâmica de acolhimento e concretização, são momentos igualmente importantes e fundamentais para compreender a sua real dimensão.

50 anos depois, a sua reflexão, que aparece traduzida nos diversos documentos promulgados, continua a desenvolver-se e a ser rececionada, mostrando como o Concílio Vaticano II continua a ser um acontecimento presente a marcar e impulsionar a vida da comunidade cristã.

Consciente da importância deste acontecimento, a Faculdade de Teologia propõe um itinerário de reflexão e estudo que possibilite, a todos aqueles que o frequentem, uma melhor compreensão das dinâmicas que dele nasceram e continuam a pautar o caminhar da Igreja nos nossos dias.

O curso em e-Learning "Concílio Vaticano II. 50 Anos Depois" está estruturado em dois semestres (9 meses), com uma carga total de 8 ECTS (para os estudantes que se submeterem a avaliação). A avaliação neste curso é facultativa.

O plano curricular prevê a realização de três sessões presenciais, ao sábado, entre as 10h00 e as 16h00.

Gabinete de Apoio à Formação Avançada

Mestre Juan Francisco Garcia Ambrosio