Concílio Vaticano II. 50 Anos Depois

More Information

3ª Edição: Início em outubro de 2018

Horário: Online
Conteúdos acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Duração do programa: outubro 2018 a julho 2019

candidatura online

Program Description

O Concílio Ecuménico Vaticano II (1962-1965) é, sem dúvida, um dos grandes acontecimentos da história da Igreja.

Temos nele um belo testemunho daquilo que a Igreja é chamada a ser: um corpo em reflexão contínua, consciente da necessidade permanente da conversão ao Evangelho. Recorda-se a Igreja que tem que se manter fiel à sua missão, nunca esquecendo o que a Constituição Pastoral Gaudium et Spes indica, logo no seu n.º 1:

“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração. Porque a sua comunidade é formada por homens, que, reunidos em Cristo, são guiados pelo Espírito Santo na sua peregrinação em demanda do reino do Pai, e receberam a mensagem da salvação para a comunicar a todos. Por este motivo, a Igreja sente-se real e intimamente ligada ao género humano e à sua história.”

Um acontecimento como o Concílio Vaticano II não pode ser reduzido às sessões plenárias que tiveram lugar  de 1962 a 1965. Toda a dinâmica da sua preparação e convocação, bem como do seu acolhimento e concretização, é igualmente importante  para compreender a sua real dimensão.

50 anos depois, esse Concílio continua a marcar e a impulsionar a vida da Igreja. A reflexão que ele desenvolveu - testemunhada nos documentos a que deu origem - permanece como objeto de estudo e de receção..

Consciente da importância deste acontecimento, a Faculdade de Teologia propõe um itinerário de reflexão e estudo que possibilite, a todos aqueles que o frequentem, uma melhor compreensão das dinâmicas que dele nasceram e continuam a pautar o caminhar da Igreja nos nossos dias.

O Curso em e-Learning "Concílio Vaticano II. 50 Anos Depois" está estruturado em dois semestres (9 meses), com uma carga total de 6 ECTS (para os estudantes que se submeterem a avaliação). A avaliação neste Curso é facultativa.

O plano curricular prevê a realização de três sessões presenciais, ao sábado, entre as 10h00 e as 16h00.

Gabinete de Apoio à Formação Avançada

Mestre Juan Francisco Garcia Ambrosio