Pensamento Social Cristão. Memória e Projeto

More Information

6ª Edição: Início em outubro de 2018

Horário: Online
Conteúdos acessíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Duração do programa: outubro 2018 a julho 2019

candidatura online

Program Description

Consciente da sua missão e identidade, a Faculdade de Teologia, em parceria com a Cáritas Portuguesa, quer dar o seu contributo para que, no tempo em que estamos a viver, se possam encontrar os necessários critérios que ajudem a construir um futuro mais humano onde habite a paz e a justiça.

Nesse sentido, e dando continuidade a ações já anteriormente desenvolvidas no âmbito desta parceria, a Faculdade de Teologia propõe, para todos os que estejam interessados em aprofundar os seus conhecimentos acerca do Pensamento Social da Igreja, um itinerário de formação, em regime de e-Learning (e com sessões presenciais), que seja simultaneamente capaz de promover a reflexão e impelir para a acção.

[…] a realidade social é para os crentes lugar e tarefa de humanidade a construir na história. Nela estão empenhados os indivíduos e a comunidade crente, para que o amor de Deus dê frutos de salvação através da sua vida na história humana. Sabemos que somos chamados a viver nela de acordo com a intencionalidade de Deus, construindo fraternidade, como discípulos segundo as bem-aventuranças, com a experiência e o discernimento necessários para individuar os critérios e os caminhos a percorrer na vida social.

Sergio Bastianel, Moralidade pessoal na história. Temas de ética social,
Cáritas Portuguesa, Lisboa 2013, 11.

O curso em regime e-Learning "Pensamento Social Cristão. Memória e Projeto" está estruturado em dois semestres (um ano pastoral - 9 meses), com uma carga total de 6 ECTS (para os estudantes que se submeterem a avaliação). A avaliação neste curso é facultativa.

O plano curricular prevê a realização de quatro sessões presenciais, ao sábado, entre as 10h00 e as 16h00.

Este curso tem os seguintes objetivos globais:

• Promover uma reflexão acerca da identidade do pensamento social cristão;

• Apresentar os fundamentos do pensamento social cristão;

• Proporcionar um itinerário de reflexão e estudo acerca do pensamento social cristão;

• Destacar os grandes marcos e temáticas da Doutrina Social da Igreja;

• Contribuir para uma redescoberta da fé como compromisso com o projeto de Deus e a justiça social.

Colaboração: Cáritas Portuguesa

Gabinete de Apoio à Formação Avançada