Uma era (pós) secular? Religião e mudança global

Duração do Seminário: 27 de fevereiro, 6, 13, 20 e 27 de março de 2018

Horário: 3ª feiras, 18h00 - 20h00

Local: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa

sala 423 (Edifício 4, da Biblioteca)

Download Programa e Metodologia

Program Description

Seminário modular | 2,5 créditos (ECTS)

Tendo como mentores Charles Taylor e José Casanova, um conjunto de investigadores participou num projeto internacional, visando a exploração das dinâmicas de mudança que afetam a experiência religiosa num contexto global. Este programa formativo pretende facilitar o acesso alargado aos resultados desse itinerário de investigação colaborativa. A investigação partiu da realidade portuguesa, contexto em que a erosão de uma identidade religiosa maioritária – «por defeito» –, potenciou a disseminação de referências religiosas noutras margens e em novas paisagens espirituais.

Será uma oportunidade única de contacto com dez investigadores, no quadro de um programa formativo, ao longo de cinco sessões, num contexto de discussão que facilitará a disseminação do conhecimento.

Destinatários:

O Seminário modular «Uma era (pós) secular? Religião e mudança global» destina-se a todos os:

• Estudantes de diferentes programas de ensino superior interessados em formação especializada no domínio dos Religious Studies;
  • Agentes ligados à educação, comunicação, cultura, mediação social, desenvolvimento humano e assistência religiosa;
  • Outros públicos interessados em formação contínua.

Instituto de Estudos de Religião

Prof. Doutor Alfredo Manuel Matos Alves R. Teixeira