CITER - Painel internacional: “Diaconado Feminino. Uma questão em aberto”

Friday, March 29, 2019 - 14:53

CITER - Painel internacional: “Diaconado Feminino. Uma questão em aberto” com Phyllis Zagano e Bernard Pottier sj, membros da Comissão de Estudos Pontifícios sobre o Diaconado Feminino. Comissão criada em agosto de 2016 pelo Papa Francisco para revisar a Teologia e a história do Ofício de Diaconado nos primeiros anos do Cristianismo.

Esta Comissão Pontifícia trabalhou durante um período de mais de dois anos e apresentou o seu relatório ao Papa no final de 2018. No seu recente discurso na Fordham University (NY), os dois investigadores concordam que há uma evidência incontestável de que as mulheres serviram como diáconos até o século XII na Igreja ocidental, e um pouco mais na Igreja oriental.
Acerca do referido simpósio,ver também...

O CITER, como Centro de Investigação em Teologia, pretende dar a conhecer esta investigação, integrando-o num projeto mais amplo intitulado: "Mulheres e Religiões", cuja proposta é ajudar a comunidade científica, as diferentes comunidades religiosas e as mulheres em geral a ganhar uma consciência mais elevada dos problemas e das oportunidades; do que deve ser feito, do que é possível e do que não pode ser feito para uma efetiva promoção da condição feminina nas religiões diferentes.

Moderação: António Marujo e Luísa Almendra