Ética Teológica Fundamental

4.5 ECTs / Semestral / Português

1. Identificar as problemáticas éticas, analisá-las e pensá-las à luz da fé cristã e em diálogo interdisciplinar dentro e fora da teologia; 2. Indicar algumas etapas importantes da história da ética teológica e sobretudo as orientações do Concílio Vaticano II para a teologia moral e o enquadramento da Encíclica "Veritatis Splendor"; 3. Referenciar o uso da Sagrada Escritura em ética teológica, sobretudo a operosidade decorrente da vida nova em Cristo, na Igreja; 4. Procurar que os alunos conheçam as categorias fundamentais em ética teológica e os utilizem na equação e proposta de solução das questões éticas. I. Virtudes morais; II. Consciência moral; III. Lei moral; IV. Discernimento prudencial e juízos morais; V. Opção fundamental pecado e conversão.

Professor Associado
Doutor em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana - Pontifícia Universidade Lateranense onde fez também o segundo grau canónico em Teologia Moral. Licenciado em…