Pentateuco

4.5 ECTs / Semestral / Português

1. Levar o aluno a abordar de maneira científica o bloco canónico mais importante da Bíblia hebraica e do Antigo Testamento cristão, chamado Pentateuco; 2. Ensinar o formando a ler o texto bíblico com critérios científicos e a interpretá-lo com os métodos exegéticos diacrónicos e sincrónicos; 3. Fazer que adquira conhecimentos no uso das ferramentas hermenêuticas, em ordem a perceber o que os cinco primeiros livros da Bíblia queriam significar; Assim, em linha de continuidade com o sentido original do texto, consegue mais facilmente fazer com que o texto religioso ilumine a vida do «homem fenoménico».

Professor Emérito ou Jubilado
Professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia da UCP. Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Tem Licenciatura…