História e Teologia das Religiões

4 ECTs / Semestral / Português

A) História das Religiões: Cada aluno deve: 1. Ter uma visão abrangente do fenómeno religioso na sua riqueza e diversidade, quer no tempo quer no espaço; 2. Ter um conhecimento introdutório e fundamentado acerca das religiões não cristãs, de um ponto de vista predominantemente histórico e textual, com particular incidência no Judaísmo, Islamismo, Hinduísmo e Budismo; 3. Dominar um conjunto-chave de expressões particulares de cada religião estudada, sabendo defini-las e enquadrá-las na sua correta tradição. B) Teologia das Religiões: 1. Evidenciar as transformações verificadas nas últimas décadas, sobretudo a partir do Concílio Vaticano II; 2. Oferecer uma visão global e critérios de análise do debate atual acerca de uma teologia das religiões; 3. Apontar aspetos principais, em termos de exigências e de dificuldades, no âmbito do diálogo inter-religioso.

Docentes

Professor Auxiliar
Doutor em Teologia Dogmática pela Università Gregoriana (Roma) com a tese: L'esperienza della Trinità e la Trinità nell'esperienza. Modelli di una loro…
Professor Auxiliar
Professor auxiliar da faculdade de Teologia. Doutor em Estudos Clássicos, especialidade de Literatura Latina, pela Universidade de Lisboa, com uma tese…