Doutor em Teologia, com especialidade em Ética Teológica, pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, na Alemanha. Professor auxiliar da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa. Leciona, na área da Teologia Sistemática, unidades curriculares no âmbito da Bioética, Ética sexual e Ética fundamental. Integra o Conselho de Direção do Centro de Investigação de Teologia e Estudos da Religião. Foi docente no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, onde lecionou Teologia Moral e Mistério de Deus. Foi docente convidado na Escola Superior de Saúde de Leiria e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, onde lecionou unidades curriculares no âmbito da Bioética e da Ética médica.

Coordenou, em Fátima, o Curso de Licenciatura em Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia; foi membro do Conselho de Direção da Revista Didaskalia e do Conselho de Redação da Revista Fátima XXI; tem presidido a comissões científicas e organizadoras de congressos sobre o fenómeno de Fátima; integrou da Comissão Científica do Congresso Internacional do Centenário de Fátima: «Pensar Fátima: leituras interdisciplinares».

É presbítero da Diocese de Leiria-Fátima, Vice-Reitor do Santuário de Fátima, Chefe de Gabinete do Bispo da Diocese de Leiria-Fátima. Foi o coordenador da comissão responsável pela celebração do Centenário das Aparições de Fátima. Na visita do Papa Francisco a Fátima, em maio de 2017, foi o diretor de comunicação deste evento. Integra a Comissão de Ética para a Saúde no Hospital Santo André, Fátima, desde 2006.

Artigo

As exigências da profecia para uma ética cristã em sociedades seculares

COUTINHO, Vítor. - As exigências da profecia para uma ética cristã em sociedades seculares. Revista de Cultura Teológica, 2015.
Artigo

COUTINHO, Vítor. - Seja feita a minha vontade. Enquadramento ético das Directivas Antecipadas de Vontade. Brotéria - 179, 2014.
Artigo

COUTINHO, Vítor. - Professar, celebrar e viver a fé. Liturgia e ética: da celebração da fé à vida moral do crente. Pastoral Catequ´ética, 2013.
Capítulo de Livro

Bioética comum em contextos pluralistas

COUTINHO, Vítor. - Bioética comum em contextos pluralistas. Estudos de Direito da Bioética, 2012.

Consciência e liberdade à luz da doutrina do Concílio Vaticano II

COUTINHO, Vítor. - Consciência e liberdade à luz da doutrina do Concílio Vaticano II. Didaskalia XLII, 2012.

Mensagem de esperança para o mundo: acontecimento e significado de Fátima

COUTINHO, Vítor. - Mensagem de esperança para o mundo: acontecimento e significado de Fátima. Santuário de Fátima, 2012.
Capítulo de Livro

Sofrimento humano e alívio da dor: Ética da anestesia e da analgesia

COUTINHO, Vítor. - Sofrimento humano e alívio da dor: Ética da anestesia e da analgesia. Essência da vida e dignidade humana. Anestesia e civilização, 2012.

A vida nova em Cristo. A identidade da ética cristã à luz da moral de São Paulo

COUTINHO, Vítor. - A vida nova em Cristo. A identidade da ética cristã à luz da moral de São Paulo. Humanística e Teologia 32, 2011.

Adorar Deus em espírito e verdade. Adoração como Acolhimento e Compromisso

COUTINHO, Vítor. - Adorar Deus em espírito e verdade. Adoração como Acolhimento e Compromisso. Santuário de Fátima, 2011.

Francisco Marto: Crescer para o Dom

COUTINHO, Vítor. - Francisco Marto: Crescer para o Dom. Santuário de Fátima, 2010.

Implicações éticas da compaixão

COUTINHO, Vítor. - Implicações éticas da compaixão. Jacinta Marto: Do Encontro à Compaixão, 2010.

Jacinta Marto: Do Encontro à Compaixão

COUTINHO, Vítor. - Jacinta Marto: Do Encontro à Compaixão. Santuário de Fátima, 2010.

Jacinta Marto: Do Encontro à Compaixão

COUTINHO, Vítor. - Jacinta Marto: Do Encontro à Compaixão. Jacinta Marto: Do Encontro à Compaixão, 2010.

Colóquios nocturnos em Jerusalém

COUTINHO, Vítor. - Colóquios nocturnos em Jerusalém. Gráfica de Coimbra, 2009.

Fundamentos de bioética

COUTINHO, Vítor. - Fundamentos de bioética. Gráfica de Coimbra, 2008.
Artigo

Artificialização da natureza humana? Biotecnologias à busca de sentido

COUTINHO, Vítor. - Artificialização da natureza humana? Biotecnologias à busca de sentido. Humanística e Teologia 28, 2007.
Artigo

Bioética e Teologia: a mais-valia de uma relação mútua

COUTINHO, Vítor. - Bioética e Teologia: a mais-valia de uma relação mútua. Didaskalia 36, 2006.

Bioética e teologia: que paradigma de interacção?

COUTINHO, Vítor. - Bioética e teologia: que paradigma de interacção?. Gráfica de Coimbra, 2005.
Outras

COUTINHO, Vítor. - Espaços de igreja e imagens de Igreja. O significado do espaço litúrgico para uma comunidade viva. Gráfica de Coimbra, 2005.
Outras

Linhas orientadoras para a construção e organização de espaços litúrgicos

COUTINHO, Vítor. - Linhas orientadoras para a construção e organização de espaços litúrgicos. Gráfica de Coimbra, 2005.
Artigo

COUTINHO, Vítor. - Bioética: da participação plural à interdisciplinaridade. Caracterização interdisciplinar da bioética. Cadernos de Bioética - 36, 2004.