Professor auxiliar da Faculdade de Teologia. Doutor em História Contemporânea; pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com o tema «Um católico militante diante da crise nacional: Manuel Isaías Abúndio da Silva (1874-1914)». Tem o Diplôme d'Études Approfondies (D.E.A.) em História Moderna e Contemporânea - Universidade da Sorbona Paris IV e Licenciatura em História - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Leciona e investiga na área de História da Igreja e História do Cristianismo Moderno e Contemporâneo, com destaque para as problemáticas do movimento católico, da secularização e da laicidade. É membro do Centro de Estudos de História Religiosa. É membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia. Foi Diretor do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa (2011-2014) e Diretor da revista Lusitânia Sacra (2013 e 2014). Foi investigador responsável do projeto «Os católicos portugueses na política do século XX - a reflexão e intervenção de duas gerações: António Lino Neto e Francisco Lino Neto». Tem colaborado em várias obras coletivas, como: «Histoire du Christianisme des origines à nos jours (Coord. de J M. Mayeur; et al)», «História de Portugal: dos tempos pré-históricos aos nossos dias», «História da Expansão Portuguesa», «Dicionário de História de Portugal: suplemento, Dicionário de História Religiosa de Portugal» e «História Religiosa de Portugal».
Artigo

The broad spectrum of religions in the course of ethnicity to globalization (research perspectives) | O largo espectro das religiões no percurso da etnicidade à globalização (perspetivas de investigação)

FERREIRA, António Matos. [et al.] - The broad spectrum of religions in the course of ethnicity to globalization (research perspectives) | O largo espectro das religiões no percurso da etnicidade à globalização (perspetivas de investigação). Lusitania Sacra, 2012.