Diálogo cristiano-muçulmano: de S. João Damasceno a S. Francisco de Assis

7 ECTs / Semestral / Português

Revisitar a primeira história das relações entre o Cristianismo e o Islão. Averiguar em que termos decorreu e se configurou teologicamente o “diálogo” entre cristãos e muçulmanos entre dois momentos chave: primeiro encontro (Damasco, séc. VII) e primeiro grande confronto (cruzadas). Identificar os documentos e os campos de investigação sobre o amplo campo a estudar no que concerne ao diálogo e confronto entre as das grandes religiões. Aprofundar as bases teológicas como via de adestramento para um efetivo “diálogo inter-religioso” entre as duas religiões abraâmicas.

Professor Associado
Doutor em Teologia Patrística pela Pontifícia Universidade Gregoriana-Roma. Tem Licenciatura Canónica em Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico…