Ética Sexual e Bioética Teológica

4.5 ECTs / Semestral / Português

1. Introduzir no estudo teológico-moral da ética sexual e da bioética; 2. Perceber a relevância da pessoa como sujeito moral e como referência ética; 3. Conhecer o enquadramento teológico-moral adequado a uma abordagem dos problemas morais da pessoa; 4. Adquirir os elementos de reflexão ético-teológica aplicáveis aos diversos sectores da vida humana pessoal; 5. Conhecer os critérios e princípios éticos mais relevantes da moral sexual e da bioética; 6. Integrar as referências cristãs na reflexão ética dos problemas concretos; 7. Fundamentar, do ponto de vista de uma moral católica, as opções morais no âmbito temático definido; 8. Identificar as tendências de pensamento moral subjacentes a opções comuns na sociedade contemporânea; 9. Refletir de forma sistemática e científica sobre os problemas mais relevantes e paradigmáticos da sexualidade e da bioética; 10. Desenvolver o conhecimento de referências bibliográficas e de documentos eclesiais sobre os temas do programa.

Professor Auxiliar
Doutor em Teologia, com especialidade em Ética Teológica, pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster, na Alemanha. Professor auxiliar da Faculdade de…