Fenomenologia e Hermenêuticas da Religião

4.5 ECTs / Semestral / Português

Aquisição de conhecimentos: 1. Descrever a emergência moderna da religião como objeto científico; 2. Interpretar criticamente as teorias da religião; 3. Reconhecer diferentes hermenêuticas nos Estudos da Religião; 4. Identificar os conceitos e métodos próprios da Fenomenologia da Religião; 5. Compreender a religião como experiência humana; 6. Descrever as transições e transformações das tradições religiosas num contexto de mudança cultural.

Pesquisa e análise, interpretação e síntese: 1. Reconhecer os problemas próprios do estudo académico da religião; 2. Examinar criticamente as categorias do sagrado e do secular na experiência humana; 3. Analisar fontes e documentos das tradições religiosas.

Aplicação de conhecimentos: 1. Caracterizar os fenómenos religiosos a partir da sua diversidade cultural; 2. Identificar as estruturas do religioso nas culturas; 3. Identificar as dimensões culturais da linguagem religiosa; 4. Propor uma leitura crítica dos modelos teóricos e metódicos na aproximação ao fenómeno religioso.

Professor Associado
Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa - Instituto Universitário de Lisboa. Mestre em…