Fundamentos da Liturgia Cristã

4 ECTs / Semestral / Português

1. Abordar os Fundamentos da Liturgia Cristã, incluindo o respetivo conceito teológico, a sua expressão simbólica, a celebração e, em particular, a celebração do Mistério de Cristo no ritmo do tempo, a Liturgia das Horas e a Celebração Eucarística; 2. Dar a conhecer a evolução histórica da Liturgia Cristã tendo em conta as fontes bíblicas, patrísticas e do Magistério, bem como o impacto do Movimento Litúrgico e da Constituição sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II na Liturgia cristã atual; 3. Familiarizar os alunos com os diversos instrumentos litúrgicos, nomeadamente os livros litúrgicos atuais para as diversas celebrações ao longo do Ano litúrgico, bem como a respetiva estrutura das celebrações; 4, Abordar sucintamente a teologia, espiritualidade e pastoral litúrgicas atuais.

Professor Associado
Professor associado da Faculdade de Teologia. Doutor em Teologia Patrística pela Pontifícia Universidade Gregoriana-Roma. Tem Licenciatura Canónica em Ciências…