Património Religioso e Transmissão Cultural

7 ECTs / Semestral / Português

Aquisição de conhecimentos: 1. Interpretar criticamente as teorias da cultura e do património; 2. Descrever as religiões como património cultural; 3. Compreender as relações entre religião, cultura, sociedade e indivíduo; 4. Reconhecer os principais debates acerca do acesso educativo à cultura religiosa. Aplicação de conhecimentos: 1. Descrever os processos sociais de «destradicionalização»; 2. Identificar os processos sociais de construção da identidade; 3. Caracterizar problemas no domínio da transmissão cultural nas sociedades contemporâneas; 4. Identificar os problemas específicos das instituições educativas no terreno da transmissão cultural. Análise, interpretação e síntese: 1. Ler, interpretar e apresentar textos especializados; 2. Ler e interpretar dados de natureza sociográfica, etnográfica e demográfica; 3. Interpretar documentos visuais; 4. Descrever e avaliar o papel atual da transmissão cultural do religioso no contexto do sistema de ensino.

Professor Associado
Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa - Instituto Universitário de Lisboa. Mestre em…