Licenciatura em Ciências Religiosas

Contacts

Faculdade de Teologia (Geral)

Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 Lisboa, Portugal

 

E-mail: direcao.ft@ucp.pt
Tel.: 217 214 150/52

More Information

3 anos - 6 semestres
180 ECTS

PLANO CURRICULAR

Program Description


A Licenciatura em Ciências Religiosas é uma modalidade de estudos teológicos que visa a aquisição dos instrumentos disponíveis na Teologia, Filosofia e nos Estudos de Religião para a interpretação da tradição cristã, em particular, e do fenómeno religioso, em geral.

Assegura, a partir das disciplinas teológicas, o conhecimento da tradição bíblica e cristã.

Contribui para uma melhor compreensão das grandes questões da humanidade, bem como das interpretações ideológicas, morais, espirituais e religiosas por elas suscitadas.

Incide ainda na pesquisa do contributo possível das motivações e referências religiosas para a solução de problemas humanos, com particular incidência na experiência cristã.

É lecionada em regime pós-laboral. O curso recorre às metodologias de b-Learming permitindo a concentração das atividades letivas em dois dias da semana, das 18h00 às 22h15.

É uma das condições de admissão ao Mestrado em Ciências Religiosas, mestrado profissionalizante para professores de Educação Moral e Religiosa Católica.

Possibilita aos portadores de outra habilitação de nível superior a formação complementar (120 ECTS) para se candidatarem a este mestrado.

A partir da sua base humanístico-filosófica pode dar acesso a outros mestrados de investigação ou de índole profissionalizante.

A Licenciatura em Ciências Religiosas tem reconhecimento canónico e civil.

Contacts

Faculdade de Teologia (Geral)

Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 Lisboa, Portugal

 

E-mail: direcao.ft@ucp.pt
Tel.: 217 214 150/52

Testimonial

Ir. Sandra Bartolomeu

Agente de Pastoral - Santuário de Fátima
Mestrado em Ciências Religiosas
Aceder a um olhar e a uma compreensão mais profunda sobre o mistério, o homem e o mundo, marcaram a minha relação pessoal com Deus, enriqueceram a minha capacidade de pôr em diálogo teologia, arte e cultura, e forneceram-me ferramentas proveitosas