Professor auxiliar da Faculdade de Teologia. Doutor em História Contemporânea; pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com o tema «Um católico militante diante da crise nacional: Manuel Isaías Abúndio da Silva (1874-1914)». Tem o Diplôme d'Études Approfondies (D.E.A.) em História Moderna e Contemporânea - Universidade da Sorbona Paris IV e Licenciatura em História - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Leciona e investiga na área de História da Igreja e História do Cristianismo Moderno e Contemporâneo, com destaque para as problemáticas do movimento católico, da secularização e da laicidade. É membro do Centro de Estudos de História Religiosa. Foi membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia. Foi Diretor do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa e Diretor da revista Lusitânia Sacra. Foi investigador responsável do projeto «Os católicos portugueses na política do século XX - a reflexão e intervenção de duas gerações: António Lino Neto e Francisco Lino Neto». Tem colaborado em várias obras coletivas, como: «Histoire du Christianisme des origines à nos jours (Coord. de J M. Mayeur; et al)», «História de Portugal: dos tempos pré-históricos aos nossos dias», «História da Expansão Portuguesa», «Dicionário de História de Portugal: suplemento, Dicionário de História Religiosa de Portugal» e «História Religiosa de Portugal».
Paper

The broad spectrum of religions in the course of ethnicity to globalization (research perspectives) | O largo espectro das religiões no percurso da etnicidade à globalização (perspetivas de investigação)

FERREIRA, António Matos. [et al.] - The broad spectrum of religions in the course of ethnicity to globalization (research perspectives) | O largo espectro das religiões no percurso da etnicidade à globalização (perspetivas de investigação). Lusitania Sacra, 2012.