Margarida Portugal

Orientadora da Prática de Ensino Supervisionada em EMRC
Licenciatura em Ciências Religiosas

Entrei na Faculdade de Teologia, há 35 anos, porque não tinha conseguido ingresso no curso que queria e a ideia era apenas não ficar um ano sem estudar, mas apaixonei-me logo pela Teologia e até pensei em desistir do projeto de ser assistente social. O problema era que a Teologia não tinha qualquer saída profissional (achava eu!) pelo que, no ano seguinte, mudei de Universidade. Mas depois de uma experiência universitária séria na Católica não consegui vislumbrar qualquer cultura académica noutra Instituição e, contra tudo e contra todos, decidi voltar à Faculdade de Teologia.

Já lá vão muitos anos e tenho alguma dificuldade em reconstituir memórias, mas o que mais me marcou foi o sentido que os conteúdos programáticos trouxeram à minha vida pessoal e a descoberta do gosto do estudo. Não tenho ideia de alguma vez ter vibrado com o que aprendi no Liceu. Na Faculdade de Teologia quase tudo era entusiasmante.

No 4º ano do curso comecei a trabalhar numa companhia de seguros. Cerca de seis meses depois, ao confessar a uma amiga o tédio de passar sete horas por dia a inserir números de apólices e cifrões numa base de dados, sugeriu-me que fosse dar aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. Candidatei-me a tal, fui logo chamada e há quase trinta anos que exerço esta vocação com enorme alegria.

Agradeço, pois, à Faculdade de Teologia as ferramentas que me incorporou e permitiram construir sentido pessoal e profissional.

Contactos

Faculdade de Teologia (Geral)

Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 Lisboa, Portugal

 

E-mail: direcao.ft@ucp.pt
Tel.: 217 214 150/52