Axiologia e Ética

4.5 ECTs / Semestral / Português

Cada aluno no final do semestre deve:

1. Reconhecer a especificidade própria da disciplina de Axiologia e Ética no seio das diferentes áreas curriculares epistemologicamente relevantes para o Mestrado.

2. Conhecer o fundamental das questões em debate, com especial ênfase para o significado da intuição da bondade ontológica do ser ao longo da existência da civilização, desde a sua aurora; a perene pertinência da intuição moral e a sua irredutibilidade a qualquer outra forma de semântica, racional ou não; as virtudes éticas/morais; a contribuição da reflexão cristã para a ética/moral; os princípios éticos/morais como realidades objetivas e imutáveis, os valores como realidades culturais subjetivas e mutáveis; o relativismo dos valores; o debate moderno como um renovar das questões eternas relativas ao estatuto da ética/moral. Conhecer os textos estudados ao longo do semestre.

3. Ser capaz de pensar reflexiva e autonomamente sobre todos os pontos abordados.

Professor Auxiliar
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), classificação final geral de 16,13 valores. Em 1996 obteve o grau de Mestre em…