Programa Interuniversitário de Doutoramento em História

E-mail: secretariado.cehr@ft.lisboa.ucp.pt

4 anos - 240 ECTS

Descrição do Programa

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) resulta de uma parceria estratégica entre quatro universidades portuguesas:

• Universidade de Lisboa (através da Faculdade de Letras e do Instituto de Ciências Sociais);
  • ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa;
  • Universidade Católica Portuguesa (através do CEHR-FT e da FCH);
  • Universidade de Évora.

O programa teve início no ano letivo de 2008-2009 e foi reestruturado em 2013-2014, recebendo a qualificação de Doutoramento FCT até 2017-2018.

Em Portugal, o PIUDHist é o primeiro programa doutoral em História totalmente assente numa parceria inter-universitária. As instituições envolvidas partilham os seus recursos docentes, as suas instalações, as suas redes de contactos internacionais, os seus recursos bibliográficos, informáticos e outros, o que permite oferecer um programa de doutoramento verdadeiramente conjunto.

Atualmente a representação institucional pela UCP na Comissão Diretiva do Programa é assegurada pelo Prof. Doutor José Miguel Sardica, docente da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UCP.

Desde o primeiro ano do Programa os estudantes são convidados a inserirem-se nas linhas de investigação desenvolvidas nos diversos centros de investigação associados. O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) enquanto unidade de investigação da Faculdade de Teologia, reconhecida pela FCT, dispõe-se a acolher projetos de doutoramento na sua área de investigação, funcionando como instituição de acolhimento dos doutorandos.

Mais informação

Centro de Estudos de História Religiosa