Entre o céu e a terra. O poema de Dante Alighieri

4.5 ECTs / Semestral / Português

Desenvolver a sensibilidade hermenêutica e a consciência crítica dos alunos em relação à complexidade e à interdependência dos dispositivos de discurso e às racionalidades envolvidas nos processos simbólicos de expressão e interpretação da condição humana.

Promover a capacidade de ler os textos literários como interrogação sobre o sentido da vida, que afina e aprofunda a sensibilidade espiritual e a inteligência sapiencial necessárias à determinação da experiência de fé não como simples conformidade confessional a um núcleo de verdades dogmáticas, mas como resposta às mais profundas inquietações, aspirações, necessidades,  dúvidas e esperanças do estar ao mundo.

Activar e consolidar a capacidade de manusear os instrumentos filológicos, críticos e histórico-conceptuais básicos de análise do texto, necessários a uma abordagem reflexivamente apurada dos textos literários e da sua relevância na autocompreensão individual e coletiva.

Docentes

Professor Auxiliar Convidado
Nascida em Arezzo (Itália), no dia 26 de março de 1959, casada com três filhos, de nacionalidade italiana. Em 1983 diplomou-se na Faculdade de Letras da…