Hermenêuticas dos Textos Religiosos

6 ECTs / Semestral / Português

Desenvolver conteúdos e competências investigativas a fim de tornar o estudante apto para a  hermenêutica de textos religiosos de modo consistente, a colaborar para a compreensão do sentido do fenômeno religioso, em sua complexidade e pluralidade, na cultura e sociedade contemporânea.  Por se tratar de um curso de mestrado em educação moral e religiosa católica cumpre analisar o desdobramento  do modelo epistemológico da tradição católica oriundo da metafísica dedutiva na tarefa hermenêutica do fenômeno religioso, e suas respectivas formas de autocompreensão a partir dos textos religiosos que incidem sobre formas de subjetivação, formação de mentalidades, práticas culturais e sociais. Tal abordagem visa o diálogo inter-cultural e inter-religioso como objetos culturais promotores de uma perspectiva religiosa colaborativa com o bem comum, a tolerância e cultura de encontro.

Investigador
Doutor e mestre em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Pós-Doutorado em Teologia e Espiritualidade pela…