O sentido dos sentidos

5 ECTs / Semestral / Português

A estética não é uma via secundária e pouco frequentada da teologia, mas uma via essencial que foi desleixada – escreve von Balthasar no início do seu estudo sobre os aspetos estéticos da revelação. Pretende este curso refletir e sensibilizar os alunos para a inflexão das tendências racionalista e moralista da teologia que a esvaziam da suas dimensões essenciais de beleza e espiritualidade.

Procuraremos correlações entre a estética, enquanto da reflexão sobre a experiência sensível, o belo e a arte, e os aspetos culturais da economia da revelação, tais como a espiritualidade, a beleza, a arte, a arquitetura e a liturgia.

Interessa-nos questionar, a partir do presente, as relações entre autonomia da arte e transcendência, estilo artístico

e símbolo religioso, arquitetura e espaço litúrgico, poética e liturgia.

Professor Auxiliar
Doutor em Teologia, na área da antropologia teológica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, com a tese A condição corpórea da pessoa. Estudo sobre a…